Gerando negócios milionários

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Não que eu acredite em receita de bolo pronta para esse tipo de coisa, mas essa metodologia merece atenção. O que descrevo a seguir é de autoria original de Noah Kagan, e pode ser lido no blog do Tim Ferriss.

Passo 1 – Encontre uma ideia (lucrativa)

Procure algo pelo qual as pessoas querem gastar o dinheiro delas. Faça uma lista de ideias de negócio que você teve e considera que sejam interessantes.

Passo 2 – Encontre compradores em potencial

Meça quantas pessoas se interessam pelo assunto ao qual seu produto ou serviço está relacionado. Verifique também se essa quantidade não está diminuindo nos últimos anos, o que seria sinal de um mercado em declínio, que deve ser evitado.

Uma boa forma de se fazer isso é verificar o volume de buscas que o assunto tem no Google e a quantidade de pessoas que se interessam por ele no Facebook. Use o Google Trends, o Google Insights e o Facebook Ads para essa tarefa.

Passo 3 – Avalie o valor dos seus clientes

Veja quanto vale em média o seu cliente? Quanto ele gasta por mês, por ano ou durante a vida toda com produtos da mesma área que o seu.

Se o seu produto está relacionado a cães, por exemplo, descubra quanto custa manter um cão durante toda a vida dele, desde a aquisição, vacinação, alimentação, conforto, diversão, etc. Esse seria o valor do seu cliente.

Agora estime um preço para o seu produto que seja razoável se comparado ao valor total do cliente. Esse não precisa ser o valor definitivo, serve apenas para te dar uma ideia geral do preço. Tendo esse valor em mãos, é possível obter o valor potencial da sua ideia através da seguinte conta:

Valor da Ideia = Valor do Produto ou Serviço x Número Potencial de Clientes

Se o resultado for maior que R$ 1 Milhão, você encontrou uma ideia que poderá sustentar um negócio milionário e precisa cumprir a última etapa da metodologia.

Passo 4 – Valide sua ideia

Tendo a ideia em mãos, é necessário descobrir se as pessoas realmente estão dispostas a lhe dar dinheiro em troca do seu produto. Para descobrir isso você precisa entrar em contato com seu cliente em potencial e oferecer a ele o seu produto. A maneira mais simples de se fazer isso é através do seu círculo de amizades, da sua vizinhança e da sua família. Fale pessoalmente, faça um panfleto, mande emails, use o telefone, etc.

Verifique quantas pessoas responderam positivamente ao seu produto. Veja quantas delas realmente querem o seu produto. Se houver alguém disposto a lhe pagar, você já tem a validação necessária, e agora já pode partir para a execução do negócio.

Passo 5 – Bônus

Esse passo é um bônus e deveria estar subentendido, mas não custa reforçar: Não fique parado depois de fazer a validação. Entre em ação, faça acontecer, tire tudo do papel. O real valor da ideia está na qualidade da execução.

Uma ideia sobre “Gerando negócios milionários

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