Como faço para encontrar uma ideia de produto ou serviço que tenha potencial?

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Essa é uma receita rápida para encontrar um mercado com potencial. Ela se baseia no desenvolvimento de clientes, buscando um mercado antes de um produto, e testando a demanda o quanto antes. Vamos aos passos.

Passo 1 – Faça uma lista de mercados

A qual grupos sociais, indústrias, ou grupos profissionais eu pertenço, já pertenci ou entendo? Isso serve para encontrar mercados com os quais você tenha afinidade.

Uma dica é olhar para o seu currículo, experiências profissionais, hábitos, hobbies, etc, e usar isso para listar possíveis mercados. Encontre ao menos 20 mercados e tente não ser amplo demais. Por exemplo, em vez de listar Universitário, liste Universitário de Engenharia.

Passo 2 – Filtre os mercados que você listou

Desses mercados que você listou, é provável que muitos deles não possam ser úteis. Existem vários requisitos que um mercado precisa ter, e você precisa levar isso em consideração. Estas são algumas perguntas que precisam ser respondidas:

  • O mercado é atingível de alguma forma, preferencialmente, de alguma forma barata e escalável?
  • O mercado é grande o suficiente? Ou é grande demais?
  • O mercado não está diminuindo ou desaparecendo?
  • O mercado tem dinheiro para pagar por uma solução para seus problemas?

Estas perguntas irão filtrar os mercados que você listou. Avalie cada um dos mercados diante destes questionamentos, e não tenha piedade para tirar da lista aqueles que não atendem a algum dos requisitos que você impôs.

Passo 3 – Crie produtos para os mercados que restaram

Devem ter restado uns 5 mercados na lista que você montou. Para cada um dos mercados restantes, liste possíveis produtos ou serviços.

Como você está ou já esteve inserido nos mercados que listou, é provável que saiba dos problemas diários desses mercados, e isso vai te ajudar na hora de listar os produtos. Liste ao menos 10 produtos para cada mercado.

Passo 4 – Teste as ideias

Agora você tem uma lista de ideias, e precisa testar qual delas realmente é viável e será aceita pelo mercado, ou seja, para qual delas as pessoas vão abrir suas carteiras.

Uma das maneiras de fazer isso é abordar pessoas do seu público alvo, informá-la que você tem a solução para o problema X, e perguntar se elas estão interessadas em pagar Y para ter a solução. Observe a reação das pessoas, veja o quão animadas elas estão quanto ao produto.

Se de 10 pessoas que você abordar, 4 demonstrarem que querem o seu produto (ou mesmo te entregarem dinheiro), você já encontrou o que procurava. Pare de validar a lista, e foque nessa ideia em particular.

Se a confirmação acontecer no primeiro item, nem precisa ir para o próximo, a não ser que queira arranjar problemas para sua cabeça (é muito complicado decidir entre duas boas ideias!).

A partir daqui, procure seguir o modelo de desenvolvimento do cliente para encontrar o produto que melhor se encaixa na ideia de solução que você pensou. Se você quer saber mais sobre isso, assine meu informativo e seja avisado da publicação de novos posts.

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