Como escolher o nome de uma empresa?

letras-bloco-de-madeira

A escolha do nome de uma empresa costuma ser um processo que gera muitas dúvidas nos empreendedores. A grande verdade é que esse processo acaba muitas vezes sendo negligenciado e o nome é escolhido sem muito critério. As dicas a seguir podem ajudar a conduzir a escolha.

Boas práticas a serem observadas durante o processo de escolha

  • Evite palavras e termos difíceis, ou jargões do seu mercado;
  • Procure nomes fáceis de pronunciar e escrever;
  • Escolha um nome que seu parente mais idoso consiga entender se você o pronunciar por telefone;
  • Procure nomes cuja escrita não possa ser ambígua;
  • Evite regionalizar o nome da empresa para que ele não fique deslocado em uma possível expansão dos negócios;
  • Evite palavras em outros idiomas se estas palavras não forem muitos conhecidas;
  • Não crie siglas longas ou confusas de serem lidas;
  • Evite nomes ou frases que sejam cacofônicas, ou seja, cuja pronúncia lembre palavras engraçadas, estranhas ou de conotação ofensiva;
  • Procure nomes que comecem com as primeiras letras do alfabeto, o que pode te fazer aparecer primeiro em listas de empresas que sejam ordenadas pelo nome;

Dicas para gerar uma lista com nomes em potencial

  • Faça combinações com o nome do seu principal produto: por exemplo,  se você está abrindo uma pastelaria, pode chamá-la de “Pastelândia”;
  • Faça combinações com o seu nome e o nome do seu produto: Se você chama Mauro e vai vender pneus, pode chamar sua empresa de “Pneumauro”;
  • Use o nome do seu produto em inglês caso seja uma palavra mais conhecida: Uma revenda de carros pode se chamar “Sônia Car”, por exemplo;
  • Crie combinações simples com as iniciais dos nomes dos sócios: Se Carlos, Ingride e Antônio abrem uma empresa de segurança, podem chamá-la de “CIA Segurança Armada”;
  • Procure elementos da natureza que traduzam o espírito ou conceito dos seus produtos: Uma loja de roupas íntimas femininas pode se chamar “Felina Lingerie”, por exemplo; Uma loja de som para automóveis pode se chamar “Trovão Autosom”, e um serviço de entrega por motoboys pode se chamar “Relâmpago Entregas”;
  • Descreva uma particularidade dos seus produtos usando uma frase simples: Se você vende picolés e sorvetes feitos com elementos do cerrado brasileiro, pode chamar a empresa de “Frutos do Cerrado”;
  • Inclua o nome de uma matéria-prima essencial para o seu produto: Se você vende chocolates, pode chamar a empresa de “Cacau Show” ou “Brasil Cacau”;
  • Faça combinações com seu sobrenome: Se seu nome é Francisco Melo e você está montando uma construtora, pode chamá-la de “Melo Construtora”;
  • Explore a lista de ingredientes ou matérias-primas do seu produto: Se você fabrica e vende biscoitos de polvilho, pode chamar a empresa de “Polvilho Mágico”;

Essas são só algumas sugestões dentro de uma infinidade de outras técnicas para geração do nome da empresa. A dica final é ser autêntico e escolher um nome que seja simples e impactante ao mesmo tempo. Lembre-se: o nome é o ponta-pé inicial para a construção de uma marca forte e representativa.

Você tem mais alguma sugestão? Precisa de ajuda na escolha de um nome para o seu negócio? Fique a vontade para escrever um comentário!

2 ideias sobre “Como escolher o nome de uma empresa?

  1. Muito boas as dicas, o nome é realmente um dos maiores problemas no inicio, porque é a primeira coisa que a pessoa normalmente olha e por isso deve ser algo que marque. Vlw.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *