9 pontos para levar em consideração na hora de planejar um novo negócio – Parte 2

cozinheiros-na-cozinha-do-restaurante

Para continuar nossa série sobre como planejar um novo negócio, vamos falar hoje sobre algumas “chaves”. Se você ainda não leu o primeiro artigo, clique aqui.

Todo negócio tem atividades, recursos e parcerias, que geralmente o cliente não enxerga a primeira vista mas que são essenciais para o sucesso do empreendimento. Pegue seu papel e caneta e continue nosso exercício.

Recursos Chave

Aqui precisamos descrever todos os recursos humanos, financeiros, físicos ou intelectuais que possam ser necessários. Esta lista de recursos pode ser grande, e é bom estar atento a ela porque ela vai revelar muitas informações a respeito dos investimentos que serão necessários no projeto.

Para o meu exemplo, alguns recursos indispensáveis são a equipe de garçons, a equipe de cozinha, o ponto comercial, o mobiliário do ambiente, o estoque de bebidas e ingredientes das comidas, etc.

Atividades Chave

As atividades chave são todas aquelas que, se não executadas (ou se executadas de maneira errada), resultam na não entrega da proposição de valor. Em suma, é tudo aquilo que precisa ser feito para que o cliente possa obter o valor que ele está esperando.

Voltando ao exemplo, são atividades chave a divulgação da pamonharia, a abertura e organização do ambiente na hora prevista, a limpeza do ambiente, a reposição do estoque, a confecção dos alimentos a serem entregues, a negociação de insumos e bebidas com fornecedores, a contratação de cantores para cantar ao vivo no ambiente, etc.

Note que desta lista tende a surgir um manual de operação do negócio. Em um post próximo quero falar dessa manualização com mais profundidade.

Parceiros Chave

Os parceiros chave são os terceiros envolvidos no seu negócio. São fornecedores e prestadores de serviço que de alguma forma se relacionam com a sua empresa.

No meu exemplo, os fornecedores de bebida, milho, locadora de equipamentos de som e o proprietário do ponto são alguns dos parceiros chave. Sem eles, é impossível entregar a proposição de valor como um todo.

Dessa lista saem todos os contatos que você precisa ter ao iniciar o seu negócio. Provavelmente vocês negociarão preços e terão contratos. Não esqueça de nenhum deles.

Tenha atenção especial a estes itens porque eles podem definir o sucesso ou o fracasso da sua empresa. As informações levantadas nestes itens servem para, por exemplo:

  • Negociar boas condições de pagamento com parceiros e aumentar a saúde financeira da sua empresa.
  • Estimar bem os recursos e atividades necessários e não gastar demais em móveis, equipamentos e recursos humanos.

No último artigos veremos os últimos quatro blocos: Canais, Relacionamento com o Cliente, Fontes de Receita e Estrutura de Custos. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário aqui embaixo. Assine também o informativo do empreendedor e seja avisado quando os próximos artigos forem ao ar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *