9 pontos para levar em consideração na hora de planejar um novo negócio – Parte 1

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O planejamento é uma etapa essencial para qualquer novo negócio. Ao planejar as partes da sua empresa você estará efetuando pesquisas e resumindo os dados que encontrou de forma que a sua visão do mercado e da oportunidade ficam muito mais claros.

Foi pensando em ajudar no planejamento de empresas nascentes que Alex Osterwalder elaborou o Business Model Canvas. Ele é composto de 9 temas específicos, que juntos cobrem os aspectos gerais de qualquer negócio.

É como se cada tema definisse uma pergunta que precisa ser respondida para que você compreenda melhor uma parte da sua futura empresa.

No final, cada um dos nove temas é colocado em um bloco e encaixado em um diagrama de uma única página, que vai te dar essa visão geral do negócio. Esse diagrama tende a mudar bastante, a medida que você vai aprendendo com suas pesquisas. Ele vai convergir para um modelo de negócio que tem maiores chances de funcionar.

Sem mais delongas, veremos hoje dois dos nove blocos. Tomarei como exemplo o projeto de abrir uma pamonharia. A leitura vai ficar mais interessante se você puder acompanhar com papel e caneta (ou com o bloco de notas aberto), e já ir esboçando suas respostas atuais para cada um dos temas tendo em vista o projeto que tens em mente.

Segmento de clientes

Este bloco define quem são os seus clientes. Você precisa encontrar uma representação do seu cliente ideal, aquele cliente que tem o problema que você está disposto a resolver (e cobrar por isso).

No meu exemplo, meu segmento de clientes são estudantes universitários de um campus próximo ao meu ponto comercial. Isso não significa que não posso vender meus produtos para outras pessoas, mas esse público-alvo vai orientar a minha estratégia de marketing, precificação, estruturação do ambiente (tipos de música, bebidas, temática da empresa, etc).

Proposição de Valor

É o presente que você vai entregar ao seu cliente, o problema que você está resolvendo pra ele, no qual ele enxerga valor e pelo qual ele está disposto a pagar. É o conjunto dos produtos e serviços que você vai entregar.

No meu exemplo, a minha proposição pode ser juntar a melhor pamonha com o ambiente mais divertido do bairro, tornando o local o melhor ponto de encontro dos universitários da cidade.

No próximo artigos veremos mais três blocos: atividades, recursos e parcerias chave. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário aqui embaixo. Assine também o informativo do empreendedor e seja avisado quando os próximos artigos forem ao ar!

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